destaque coco

Elas Inspiram: Coco Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971)

coco chanel

De infância pobre, perdeu a mãe cedo e foi colocada em um abrigo para menores por seu pai. Aos 18, foi morar numa pensão dirigida por freiras que ensinaram a ela as bases da costura. Essa fase difícil acabou por lhe deixar sequelas emocionais que levaria para a vida adulta, como a mentira compulsiva, principalmente no que tratava da sua infância.

coco chanel apartamento

Aos 20, foi trabalhar num ateliê de costura especializado em enxovais. Poucos anos depois, faz a primeira aparição no La Rotonde, como cantora. Sua vida noturna lhe rendeu muitos contatos e poucos amigos, entre eles, Etienne Balsan, um jovem e rico oficial francês. Esse romance permitiu que a jovem Coco (apelido ganho no La Rotonde) frequentasse altos círculos da sociedade. Foi assim que conheceu Arthur Capel, milionário inglês que a ajudou a abrir sua loja de chapéus.

coco chanel ajuste

Boy Capel, amigo e amante de Coco, morreu num acidente de carro em 1919. Pouco depois, ela abriu sua primeira loja de roupas. O negócio cresceu freneticamente por causa de seu conceito prático e simplista, inovador na época. Foi por essa época que ela lançou as calças femininas, muito a frente de seu tempo.

coco chanel

As peças do guarda-roupas masculino adaptadas, o conforto dos sapatos, os tecidos leves que só eram usados para roupas íntimas. Tudo isso com muita bijuteria, cachecóis e bolsas com correntes para realçar a feminilidade, sem deixar de trabalhar com os chapéus. Foi uma transformação geral na moda.

coco chanel preto

Na década de 20, ela se envolveu com o Grão-Duque Dimitri Paviovich Romanov, exilado russo que foi viver na França após a revolução Russa. Nesse período, a cultura russa inspirou suas coleções e ela pôde conhecer grandes artistas da época, como Picasso, e Greta Garbo. Suas roupas vestiam atrizes de Hollywood e, em 1921, lança o Chanel nº5, seu maior sucesso comercial.

cc_article

Com a invasão da França pela Alemanha Nazista, Chanel fechou a loja, mas se envolveu com um militar alemão. Isso acabou causando, após o término do conflito, uma debandada de seus clientes. Isso aconteceu com muitas pessoas que foram taxadas de apoiadores dos nazistas.

Vendo seu negócio em dificuldades, mudou-se para Suíça e passou a investir no mercado norte-americano, vestindo a Primeira dama Jacqueline Kennedy e outras celebridades.

chanel nº5

Coco Chanel voltou a morar na França e reabriu sua loja na década de 50, antes de falecer em 1971, aos 87 anos, ainda muito admirada no mundo todo por sua obra.

Um comentário sobre “Elas Inspiram: Coco Chanel

Deixe um comentário